sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SUICÍDIO - Vamos Falar Sobre? #09

E aí galerinha do HDA! Beleza?

Sejam bem vindos à mais um "Vamos Falar Sobre?" onde vamos tratar hoje sobre Suicídio aproveitando que ainda estamos em Setembro que é o mês de prevenção ao suicídio. 



Clique em LEIA MAIS e vem comigo por mais uma matéria!






Até quando teremos que ler notícias como essa, ainda não sabemos. Mas podemos começar aos poucos a moldar nosso pensamento sobre o assunto.

Como acontece?

De início, a pessoa fica idealizando que ela poderia não mais existir. A dor emocional, a dor daquilo que a incomoda começa a se tornar maior do que a própria vontade de viver.
O corpo começa a sofrer os reflexos da primeira fase, pois a pessoa pode começar a sentir-se extremamente cansada fisicamente mesmo sem ter feito esforço algum, dores de cabeça e ânsia de vômito decorrentes de distúrbios alimentares que surgem também são comuns nessa fase. Insônia ou Hipersonia também estão inclusos nessa lista.
Ainda durante essa fase, a pessoa acaba fazendo planos mesmo que sem querer, como por exemplo, ver uma janela do alto de um edifício e pensar mesmo que involuntariamente que poderia pular de lá. A vontade de causar dor a si mesmo para amenizar a dor emocional acaba levando a pessoa a auto mutilar-se também.
Normalmente durante esse período a pessoa pode facilmente ser diagnosticada com Depressão que é normalmente uma das causas que os leva a tirar a própria vida.

Lidar com a Sociedade

É sem sombra de dúvidas algo que assombra as pessoas que sofrem desse mal. A sociedade normalmente os julga como doentes, os denigrem, não estendem a mão. Assim, essas pessoas começam a ser levadas como insanas ou loucas.
Não basta querer o fim desse mal se não lutamos contra ele mesmo quando ele está bem à frente de nós. Devemos conversar, convencer, e impedir que as estatísticas piorem.



Estatísticas

 Mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos segundo dados da OMS em Setembro de 2015.
75% dos casos ocorrem em países de média baixa ou média.
O suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 à 29 anos no mundo e as taxas são ainda maiores em relação as pessoas com mais de 70 anos.
O relatório da OMS afirma ainda que há mais mortes causadas por suicídio do que por guerras e homicídio juntos. Os métodos mais usados globalmente são uso de pesticidas, enforcamento e armas de fogo.

Onde procurar ajuda? 

Além de sua família, amigos e psicólogos, existe uma organização que promove apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias, chamada CVV.


Você sempre terá onde procurar ajuda, independente de qualquer coisa. Não deixe lágrimas no rosto das pessoas que te amam. Nós somos sempre capazes de seguir em frente.

Espero que tenham gostado do tema tratado! Não esqueçam de COMENTAR o que acharam aqui embaixo! A gente se vê amanhã com o último episódio de Corpse Party: Sachiko's Last Wish!

Grande abraço!
Att. Lukas233238

3 comentários:

  1. Eu já tentei suicídio mais aconteceu de tudo mais a morte que tinha que aconteceu não rolou.

    Já pensei em suicídio mais na hora H eu arreguei

    Ou seja 2 vezes, Aconselho a todos não fazerem besteira. Mesmo que a vida pareça que esta no buraco tudo de ruim uma hora passa e tudo se resolve com o tempo. A Vida e bela, Imagine se estivesse morta não estaria aqui relatando esse episodio :/

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.