segunda-feira, 26 de setembro de 2016

BULLYING & CYBERBULLYING - Vamos Falar Sobre? #05

E aí galerinha do HDA! Beleza?



Estamos com mais um "Vamos Falar Sobre?" e hoje atendendo pedidos, vamos falar sobre Bullying & Cyberbullying. Sabia que você pode ser a causa da ruína de alguém?





O que é Bullying e Cyberbullying? Qual a diferença?

A palavra Bullying é derivada do termo inglês Bully que significa "valentão", "brigão". Portanto, bullying é o ato de praticar valentia, humilhar, intimidar e agredir física ou verbalmente uma pessoa, seja sozinho ou com a ajuda de mais pessoas.
Podendo acontecer em qualquer lugar, seja ele na escola, faculdade ou até mesmo o local de trabalho, normalmente as pessoas que o praticam não tem motivos aparentes para cometer tal ato, o que nos leva a deduzir que isso é fruto das próprias inseguranças e medos do opressor. Em algum casos, pode ser também a maneira como foi criada ou por conta de conflitos familiares que causam tal estrago à mentalidade dessas pessoas.

O Cyberbullying é muito parecido, com a única diferença de que é feito através da internet, onde não há tanto controle de tais atos agressivos. Mas isso não signifique que esse tipo de bullying seja menos ofensivo, já que podemos considerar diversos casos onde infelizmente o final dessa história foi a morte, em sua maioria, por suicídio do oprimido.



Quais as consequências?

As consequências podem ser várias dependendo da pessoa e da sua faixa etária. No caso das crianças, pode causar um desempenho baixo na escola, isolamento, dificuldade de interação com outras pessoas mesmo que fora do ambiente escolar, etc.
Outras consequências que podem ser notadas, independente da idade, são depressão, alto índice de violência, a pessoa também pode acabar se isolando de todos, auto mutilação também é bastante comum, entre outros.



O que podemos fazer para impedir?

A primeira coisa é FALAR! Se você sofre ou conhece alguém que sofre bullying, procure ajuda. Outras pessoas precisam saber, pois enquanto a situação permanecer da maneira como está, nada irá mudar. Faça a diferença e não comenta qualquer tipo de brincadeira que possa ser discriminatória ou humilhante para outra pessoa e se ver alguém praticando ações desse tipo, DENUNCIE! Quem se cala, se torna cúmplice.

"E lembre-se: Não faça a alguém aquilo que você não quer que façam com você."

Deixe sua opinião aqui nos comentários, conte histórias sobre bullying que você conheça e torne o quadro ainda mais interativo!
Não esqueça que você pode deixar mais temas para serem tratados aqui!

A gente se vê na próxima!
Grande abraço!
Att. Lukas233238

13 comentários:

  1. Na verdade todo mundo do Habbo faz um BULLYING & CYBERBULLYING não tem aquele que nunca fez, então todos são difícil de aponta algo. O certo é reconhecer onde erro e não repeti novamente e sempre tenta não fazer mais mesmo que seja difícil não fala nada desagradável em um jogo como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade mor, hoje em dia é difícil isso não acontecer x.x

      Excluir
  2. Como a Aline disse no habbo qualquer um se acha no direito de praticar tal ato, um exemplo são esses famosinhos que desprezam os novatos os chamando de noob, bacon, pobre e etc.
    Eu já pratiquei esse ato e me arrependo, existe um filme que a Emily osmet fez chamado cyberbully ele e muito interessante pras pessoas analisarem seus atos na internet
    Ótimo tema lukas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Noemy! Eu vou dar uma procurada nesse filme depois :D

      Obrigado pelo apoio! ♥

      Excluir
  3. Eu já sofri bullying, por que quando eu era pequeno, eu era gordinho, e eu sofri, demais. Depois de um tempo, quando eu emagreci, eu comecei a zoar também e praticar o mesmo. Eu me arrependo muito, mais eu sempre soube que magoava e que era feio praticar o ato, mais mesmo assim eu fiz. Eu hoje vejo que isso é horrível, e como ofende. Eu já passei e já cometi, mais eu descobri que isso não é correto, e principalmente e CRIME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou na história migo! Bullying infelizmente leva pessoas a fazerem coisas que ngm imagina x.x

      Excluir
  4. A diferença é que Cyberbullyng, as pessoas estão protegidas pelo anonimato da internet. Duvido que metade do povo que se diz valentão, fala tudo oque pensa da pessoa no habbo ou em redes sociais, seja assim na vida real! Não vou me fazer a coitada, ja fiz muito Cyberbullyng... Mas hj vejo que não é mais engraçado atacar alguem pela cor, pelo formato do nariz, pelo tamanho do corpo e etc... Isso não quer dizer me regenerei, Não! Claro que gosto de briga, mas é como diz Ines Brasil: ''Se me atacar, eu vou atacar monaur''.
    SÓ NÃO ACHO MAIS ENGRAÇADO FAZER ALGO QUE HUMILHE OUTRAS PESSOAS, SEM ELA TER FEITO NADA A VOCÊ!

    ÓTIMO TEMA, UM DOS MELHORES ATÉ AGR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que disse em número, gênero e grau! Hahahah Muito obrigado pelo apoio <3

      Excluir
  5. Fiz uns Bullying reconheço, vou tenta mudar Mua mua mua

    ResponderExcluir
  6. Hahaha vem comigo que você passa de ano !!
    Ótimo migo ❤❤
    Como eu vi as pessoas aqui em cima se arrependendo, e isso é bom, eu já sofri MUITO isso, como eu mesmo já te disse, como também pratiquei... Mas eu disse que seria um tema bom para as pessoas refletirem... Haihauhauha Quantas vezes eu já não me senti mal por ofender alguém ( Halls que te diga )
    Saudades !!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.